ACORDO DE ACIONISTAS

Por Patrice Gaidzinski | em Novidades .

É uma ferramenta jurídica de apoio à continuidade da Empresa Familiar.

Todo negócio tem um ciclo de vida. O momento inicial de uma Empresa Familiar acontece quando o fundador começa o seu empreendimento, evolui com o passar dos anos e encontra o momento em que as futuras gerações começam a se envolver, sejam como gestores ou como acionistas. Quando a Empresa Familiar se vê nesta situação, um novo modelo de gestão se faz necessário.
 
No caso do fundador ser o único líder do negócio, temos uma forma de gestão de “dono”. Ela só será alterada quando o mesmo falecer ou passar as suas ações ou cotas para os filhos. Isso quer dizer que, a partir daí, teremos um modelo de gestão entre sócios, ou seja, uma sociedade. Nestes casos, sabemos que a liderança requer uma estruturação diferenciada.
 
A criação prévia de um Acordo de Acionistas é muito importante neste processo, pois auxilia os novos sócios/proprietários nas combinações de representatividade de poder, de manutenção da propriedade e de união e harmonia societária.




ACORDO DE ACIONISTAS - É uma ferramenta jurídica de apoio à continuidade da Empresa Familiar.
Todo negócio tem um ciclo de vida....

Patrice Gaidzinski

Diretora-fundadora da Posterità.
Psicóloga e especialista em Psicoterapia de Família. Patrice atua como consultora em Empresas Familiares, implementando práticas de Governança Corporativa, auxiliando na elaboração de Acordos de Acionistas, Protocolos Familiares e Processos de Sucessão.

Leave a comment

You are commenting as guest.
ACORDO DE ACIONISTAS - É uma ferramenta jurídica de apoio à continuidade da Empresa Familiar.
Todo negócio tem um ciclo de vida....

POSTS RECENTES

Leia Mais

VOCÊ SABE COMO FUNCIONA O COACHING PARA MEMBROS DE EMPRESAS FAMILIARES?

Coaching é uma ferramenta criada para auxiliar profissionais no desenvolvimento da sua carreira profissional. Ao ser aplicada em membros de

Leia Mais

UM ACIONISTA QUER SAIR DA EMPRESA FAMILIAR. E AGORA?

Sabe-se que a maioria das organizações familiares não chega à terceira geração e são muitos os motivos para essa frase ter se tornado tão popular (e comprovada também inúmeras vezes através de pesquisas)

Leia Mais

TORNANDO-SE UM ACIONISTA RESPONSÁVEL

Sobreviver em um ambiente competitivo já é difícil. Quando se trata de Empresas Familiares, o desafio cresce, já que é