OS TRÊS TIPOS DE EMPRESA FAMILIAR
Por Patrice Gaidzinski | em Novidades .
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São três os tipos de Empresa Familiar quando observadas a longo prazo do ponto de vista do seu funcionamento:
- Empresas Familiares Efêmeras: montam um negócio e durante os estágios iniciais da 2ª geração falham em seguir adiante. Seu sucesso depende de um forte empreendedor – “EU NEGÓCIO”. A Empresa Familiar é uma extensão do empreendedor.
Há um “gap” – intervalo – entre o eu e o nós. Ela é classificada como uma Empresa Familiar porque vários membros da família estão envolvidos nos negócios ou dependem financeiramente dele. Contudo, se uma VISÃO e um SISTEMA EFETIVO de Sociedade e de Propriedade não forem colocados em curso, à Empresa Familiar vai falhar na passagem de gerações e no seu crescimento.
- Empresas Familiares Preservadoras: este tipo de sociedade sobrevive através das gerações, mas sofre com questões de pouco ou nenhum crescimento nos negócios. Seu funcionamento está baseado em algumas tradições. Exemplos: o líder é o filho mais velho homem.
A cultura de investimentos é conservadora e, o que prevalece é a preservação mais do que o crescimento, exemplos: vinícolas e fazendas. O patrimônio é essencialmente físico, como terras, imóveis, terrenos, e os investimentos não são conduzidos para o crescimento do negócio.
- Empresas Familiares Empreendedoras: o foco é o crescimento da família com o negócio. Ao invés de excluir membros da família do entendimento/envolvimento com o negócio, há um enfoque em estruturas e estratégias que endereçam para as atividades do crescimento familiar, assim como para o crescimento do negócio.
Entendem que a experiência de crescimento da família é diversa em muitos níveis, principalmente em interesses e competências. A visão é baseada no fato de que todo benefício individual que o membro da família recebe, vem imbuído com a missão de manter a família unida. Entretanto, alinhar estas necessidades exige montar e organizar uma cultura respeitosa e igualitária de família, ao mesmo tempo em que exige montar e organizar uma cultura de meritocracia para o lado do negócio. Os membros da família devem estar juntos na prática, no dia a dia, ou em um espírito de cooperação. O negócio precisa crescer e a família atendida nas suas necessidades.
Compreender a dinâmica e o funcionamento da Empresa Familiar faz com que questões como essas, descritas acima, sejam encaradas como objetivos para evitar o enfraquecimento da família e do negócio. A partir daí, o caminho é pensar em dois pontos que precisam estar constantemente alinhados na Empresa Familiar: a estratégia da propriedade e a estratégia da gestão.
Texto traduzido e compilado por Patrice Gaidzinski.
Bibliografia: Schwass, Joachim. Wise Growth Strategies in Leading Family Businesses, 2005. Palgrave Macmillan.