OS TRÊS TIPOS DE EMPRESA FAMILIAR

Por Patrice Gaidzinski | em Novidades .

OS TRÊS TIPOS DE EMPRESA FAMILIAR - A Posterità - formação e consultoria às famílias empresárias tem uma metodologia própria, desenvolvida por Patrice Gaidzinsk.

São três os tipos de Empresa Familiar quando observadas a longo prazo do ponto de vista do seu funcionamento:

  • Empresas Familiares Efêmeras: montam um negócio e durante os estágios iniciais da 2ª geração falham em seguir adiante. Seu sucesso depende de um forte empreendedor – “EU NEGÓCIO”.  A Empresa Familiar é uma extensão do empreendedor.

Há um “gap” – intervalo – entre o eu e o nós.  Ela é classificada como uma Empresa Familiar porque vários membros da família estão envolvidos nos negócios ou dependem financeiramente dele. Contudo, se uma VISÃO e um SISTEMA EFETIVO de Sociedade e de Propriedade não forem colocados em curso, à Empresa Familiar vai falhar na passagem de gerações e no seu crescimento.

  • Empresas Familiares Preservadoras: este tipo de sociedade sobrevive através das gerações, mas sofre com questões de pouco ou nenhum crescimento nos negócios. Seu funcionamento está baseado em algumas tradições. Exemplos: o líder é o filho mais velho homem.

A cultura de investimentos é conservadora e, o que prevalece é a preservação mais do que o crescimento, exemplos: vinícolas e fazendas. O patrimônio é essencialmente físico, como terras, imóveis, terrenos, e os investimentos não são conduzidos para o crescimento do negócio.

  • Empresas Familiares Empreendedoras: o foco é o crescimento da família com o negócio. Ao invés de excluir membros da família do entendimento/envolvimento com o negócio, há um enfoque em estruturas e estratégias que endereçam para as atividades do crescimento familiar, assim como para o crescimento do negócio.

Entendem que a experiência de crescimento da família é diversa em muitos níveis, principalmente em interesses e competências. A visão é baseada no fato de que todo benefício individual que o membro da família recebe, vem imbuído com a missão de manter a família unida. Entretanto, alinhar estas necessidades exige montar e organizar uma cultura respeitosa e igualitária de família, ao mesmo tempo em que exige montar e organizar uma cultura de meritocracia para o lado do negócio. Os membros da família devem estar juntos na prática, no dia a dia, ou em um espírito de cooperação. O negócio precisa crescer e a família atendida nas suas necessidades.

Compreender a dinâmica e o funcionamento da Empresa Familiar faz com que questões como essas, descritas acima, sejam encaradas como objetivos para evitar o enfraquecimento da família e do negócio.  A partir daí, o caminho é pensar em dois pontos que precisam estar constantemente alinhados na Empresa Familiar: a estratégia da propriedade e a estratégia da gestão.

Texto traduzido e compilado por Patrice Gaidzinski.

Bibliografia: Schwass, Joachim. Wise Growth Strategies in Leading Family Businesses, 2005. Palgrave Macmillan.




OS TRÊS TIPOS DE EMPRESA FAMILIAR - A Posterità - formação e consultoria às famílias empresárias tem uma metodologia própria, desenvolvida por Patrice Gaidzinsk.

Patrice Gaidzinski

Diretora-fundadora da Posterità.
Psicóloga e especialista em Psicoterapia de Família. Patrice atua como consultora em Empresas Familiares, implementando práticas de Governança Corporativa, auxiliando na elaboração de Acordos de Acionistas, Protocolos Familiares e Processos de Sucessão.

Leave a comment

You are commenting as guest.
OS TRÊS TIPOS DE EMPRESA FAMILIAR - A Posterità - formação e consultoria às famílias empresárias tem uma metodologia própria, desenvolvida por Patrice Gaidzinsk.

POSTS RECENTES

Leia Mais

VOCÊ SABE COMO FUNCIONA O COACHING PARA MEMBROS DE EMPRESAS FAMILIARES?

Coaching é uma ferramenta criada para auxiliar profissionais no desenvolvimento da sua carreira profissional. Ao ser aplicada em membros de

Leia Mais

UM ACIONISTA QUER SAIR DA EMPRESA FAMILIAR. E AGORA?

Sabe-se que a maioria das organizações familiares não chega à terceira geração e são muitos os motivos para essa frase ter se tornado tão popular (e comprovada também inúmeras vezes através de pesquisas)

Leia Mais

TORNANDO-SE UM ACIONISTA RESPONSÁVEL

Sobreviver em um ambiente competitivo já é difícil. Quando se trata de Empresas Familiares, o desafio cresce, já que é