PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS FAMILIARES É DISCUTIDO EM ARTIGO NO INTERNATIONAL FAMILY RESEARCH ACADEMY, NA CROÁCIA

Por Patrice Gaidzinski | em Novidades .

Trabalho será apresentado em congresso acadêmico, que acontecerá em junho.

O reconhecido congresso acadêmico sobre Empresas Familiares – International Family Research Academy (Ifera) contará, em sua próxima edição, com a apresentação do artigo “Internationalization as a continuity factor of the third generation of family businesses”, elaborado pela psicóloga e diretora fundadora da Posterità – Formação e Consultoria a Negócios Familiares, Patrice Gaidzinski, por Renata Bernardon e por Jefferson Monticelli, ambos professores e doutorandos em Administração. O Ifera acontecerá entre os dias 28 de junho e 01 de julho, em Zadar (Croácia).

O artigo é um estudo de caso de aspectos e características de uma família empresária, e como o processo de internacionalização dos negócios contribuiu para a sua continuidade a partir da terceira geração da gestão. Esta etapa dos negócios familiares também é conhecida como aquela com menor taxa de sobrevivência nas Empresas Familiares. A organização escolhida como objeto de estudo é referência na produção de insumos químicos e suprimentos industriais no Brasil.

“A partir do conhecimento de si e das suas próprias particularidades, esta Empresa Familiar conseguiu elaborar um Planejamento Estratégico que deu continuidade as características das gestões anteriores. Acreditamos que ao olhar para as suas forças e decisões estratégicas no passado, a terceira geração da empresa conseguiu avaliar as atuais vantagens competitivas que possui. Ou seja, uma empresa com capacidade de se internacionalizar. Ao estudarmos o caso e adotarmos essa linha teórica conseguimos comprovar o estudo em questão”, pontuou Patrice sobre o processo de construção do artigo.

Segundo Renata Bernardon, uma das idealizadoras do projeto, o campo de pesquisa nas Empresas Familiares ainda é jovem e há muito a ser explorado.  Ela explica que a importância do tema se revela ao analisar o crescimento dos processos de internacionalização sob a ótica teórica da internacionalização, e trazer para o campo a perspectiva das Empresas Familiares brasileiras, a qual ainda é escassa.

“Para chegar as informações realmente relevantes é importante ter um vínculo de confiança estabelecido. A Patrice, em nosso trabalho, desempenhou muito bem este papel, uma vez que já possuía o vínculo com os familiares e tem muita propriedade para trabalhar em cima dos fatos encontrados”, comentou a doutoranda.

O estudo contribuiu para a expansão das Empresas em outros países, conforme Jefferson Monticelli, doutorando especializado no tema, por duas grandes razões: relacionar a área da internacionalização com a das Empresas Familiares, além do contexto dos países emergentes, onde há oportunidades latentes de estudo na área.

Sobre os autores:

Patrice Gaidzinski:

• Diretora fundadora da Posterità – Formação e Consultoria a Negócios Familiares.

• Psicóloga, especialista em Psicoterapia de Família, pela Child Guidance Clinic, (Filadélfia – EUA) e pelo Núcleo de Psicologia Clínica (Curitiba – PR).

• Atuou por 16 anos em consultório clínico privado, atendendo famílias e casais.

• Coaching, formada pela Sociedade Brasileira de Coaching.

• Ex-Coordenadora do curso Executive Development Program (EDP) in Family Business da HSM Educação, em São Paulo e Porto Alegre.

• Ex-Diretora Executiva e ex-membro do Conselho Internacional da Family Business Network (FBN) Brasil.

• Palestrante nacional e internacional sobre temas relacionados à Empresas Familiares e à Governança Corporativa.

Renata Bernardon:

• Diretora do Centro de Educação Continuada da PUCRS.

• Doutoranda em Administração nas áreas de pesquisa de Empresas Familiares Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

• Doutorado sanduíche no EDHEC Family Business Center – França.

• MBA em Gestão e Internacionalização de Empresas Familiares – EAE – Espanha.

• Mestrado em Administração e Negócios – PUCRS.

• Bacharel em Administração de Empresas – PUCRS.

• Professora de Graduação e Pós-Graduação de disciplinas relacionadas às temáticas das empresas familiares.

Jefferson Monticelli: 

• Diretor Administrativo da Doctor Service, empresa especializada em prestação de serviços médicos estruturados. 

• Doutorando em Administração nas áreas de pesquisa Competitividade e Relações Interorganizacionais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

• Doutorado sanduíche na Uppsala University na Suécia.

• Mestrado em Administração de Empresas pela Unisinos.

• MBA em Controladoria pela Unisinos.

• MBA em Finanças Empresariais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

• Bacharel em Administração de Empresas com Habilitação em Comércio Exterior pela Unisinos.

• Professor de Graduação e Pós-Graduação de disciplinas relacionadas aos temas: Estratégia, Empreendedorismo, Criatividade, Negócios Internacionais e Finanças Empresariais.




PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS FAMILIARES É DISCUTIDO EM ARTIGO NO INTERNATIONAL FAMILY RESEARCH ACADEMY, NA CROÁCIA - Trabalho será apresentado em congresso acadêmico, que acontecerá em junho.
O reconhecido...

Patrice Gaidzinski

Diretora-fundadora da Posterità.
Psicóloga e especialista em Psicoterapia de Família. Patrice atua como consultora em Empresas Familiares, implementando práticas de Governança Corporativa, auxiliando na elaboração de Acordos de Acionistas, Protocolos Familiares e Processos de Sucessão.

Leave a comment

You are commenting as guest.
PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS FAMILIARES É DISCUTIDO EM ARTIGO NO INTERNATIONAL FAMILY RESEARCH ACADEMY, NA CROÁCIA - Trabalho será apresentado em congresso acadêmico, que acontecerá em junho.
O reconhecido...

POSTS RECENTES

Leia Mais

VOCÊ SABE COMO FUNCIONA O COACHING PARA MEMBROS DE EMPRESAS FAMILIARES?

Coaching é uma ferramenta criada para auxiliar profissionais no desenvolvimento da sua carreira profissional. Ao ser aplicada em membros de

Leia Mais

UM ACIONISTA QUER SAIR DA EMPRESA FAMILIAR. E AGORA?

Sabe-se que a maioria das organizações familiares não chega à terceira geração e são muitos os motivos para essa frase ter se tornado tão popular (e comprovada também inúmeras vezes através de pesquisas)

Leia Mais

TORNANDO-SE UM ACIONISTA RESPONSÁVEL

Sobreviver em um ambiente competitivo já é difícil. Quando se trata de Empresas Familiares, o desafio cresce, já que é