RECONHECENDO AS DIFERENÇAS: MEDIAÇÃO DE CONFLITOS NAS EMPRESAS FAMILIARES
Por Patrice Gaidzinski | em Novidades .

Encarar um conflito dentro de uma Empresa Familiar é também sinônimo de oportunidade. O desafio pode ser considerado uma mola propulsora para o desenvolvimento, porque a partir dele se estabelecem conversas que, por consequência, podem gerar ganhos das mais diversas formas para o negócio. Você está pronto para solucionar as divergências dentro da empresa da sua família?
O conceito do negócio familiar é, no seu âmago, um conflito. A empresa é criada para trazer resultados e atingir objetivos bancando financeiramente o sustento dos seus proprietários e dos colaboradores. Já a família é uma instituição criada para o apoio e o afeto. E, neste sentido, resultado e afeto são antagônicos.
O crescimento da compania com o envolvimento familiar, traz conflitos pertinentes a empresa familiar . Entre eles, muitas vezes estão a lealdade da família aos negócios versus autonomia dos seus membros; investimento e avanço dos negócios versus liquidez e lucro para os membros da família; tradição e valores versus mudanças, inovação e novas tecnologias. Somado a isso também é possível de ser citado a falta de planejamento e a formalidade no desenvolvimento da empresa.
Para administrar as divergências, sem dúvidas, o primeiro passo está em reconhecer os momentos de dificuldade e transformá-los em resultados positivos. E a mediação surge como um método de resolução de conflitos capaz de realizar acordos sem ser necessário optar pela via judiciária.
A mediação é extremamente essencial e vantajosa para Empresas Familiares que buscam uma boa administração. Os conflitos são abordados de uma forma efetiva, com trocas de ideias e conhecimento dos diferentes interesses de cada um, de modo que possam refletir e construir novos caminhos para solucionar os problemas em questão.