SOBRE A ARTE DE CONVERSAR
Por Patrice Gaidzinski | em Novidades .

O que é conversar para você? Quando se fala sobre isso, as ideias que cada um faz a respeito do que seja este verbo divergem bastante. Eu sempre gostei de conversar e através do diálogo aprender, compartilhar, saciar curiosidades, fazer contatos e amigos.
O que tenho constatado nas minhas conversas é que nada durará muito tempo entre pessoas se não houver um constante e prazeroso diálogo. Seja em negócios, amizades ou casamento.
Fiquei mais consciente disto quando li uma afirmação de Nietzsche falando sobre o casamento:
“Ao pensar sobre a possibilidade do casamento cada um deveria se fazer a seguinte pergunta: Você crê que seria capaz de conversar com prazer com esta pessoa até sua velhice? Tudo mais no casamento é transitório, mas as relações que desafiam o tempo são aquelas construídas sobre a arte de conversar.”
Rubem Alves diz em um dos seus textos que existem carinhos que se fazem com o corpo e há carinhos que se fazem com as palavras.
“É na conversa que o nosso verdadeiro corpo se mostra, não na nudez anatômica, mas em sua nudez poética”.
Conversar é de fato um dos prazeres que proporciona tudo o que o seu cérebro precisa para se exercitar e crescer, e a sua alma para se alimentar. Basta ter o que dizer e ter ouvidos para ouvir.
Conversar é isso: compartilhar experiências, vivências e vidas. Pode durar instantes ou horas. Para conversar, deixe-se levar.
Dê espaço para os sonhos e para a criança que vive em você. É como fazer bolhas de sabão: você solta o ar e tenta fazer a mais linda, mais delicada, mais colorida e encantadora bolha de sabão. Quem sabe conversar abre espaços para ouvir, para “ver as bolhas de sabão” voando livres e nos enchendo de alegrias, informações e prazeres.
Uma boa conversa, rende outras e mais outras, consolida amizades, cria novos laços e eterniza amores. Uma boa conversa é um jogo que queremos que nunca se acabe. Uma boa conversa são momentos que sempre esperamos que se renovem.
Vamos conversar?